escrito por
priscila
publicado em
21 de janeiro de 2020
O mundo dos eventos corporativos está sempre aquecido. Com diversas apresentações de diferentes assuntos, a agenda desses eventos costuma ser recheada. Mas para quem não está habituado, entender a diferença entre conferência, workshop e palestra pode ser um problema.
E quando falamos de apresentações, conhecer as características de cada uma dessas atividades é fundamental para realizar o preparo dos slides e do roteiro.
Por isso, neste blogpost, vamos explicar detalhadamente as funções de cada uma para que não reste dúvidas e para que os resultados sejam positivos.
De acordo com um estudo de Harvard batizado de “Field Immersion Experiences for Leadership Development”, colocar a teoria na prática é a melhor maneira de aprender.
Segundo essa pesquisa, quando saímos de nossa zona de conforto e enfrentamos os obstáculos na realidade, aprendemos com todos os desafios.
Por isso, o workshop oferece um ambiente repleto de vantagens principalmente para os participantes, visto que é um tipo de reunião que promove muita interação e tem como principal objetivo o aperfeiçoamento de técnicas de forma interativa.
Nesse sentido, uma das principais características dos workshops são as dinâmicas, que promovem a participação da plateia com os métodos de aprendizado propostos pelo apresentador.
No geral, essas dinâmicas costumam ter três fases:
– A de apresentação, em que um palestrante lidera a conversa
– A de exposição, em que o público começa a interagir por meio de dinâmicas e atividades práticas
– E a de conclusão, em que o palestrante confirma se todas as dúvidas foram esclarecidas e se o público inscrito absorveu a experiência apresentada
Assim como o workshop, as conferências contam com a moderação de um ou mais especialistas no assunto estabelecido, mas a diferença está no modelo de dinâmica.
Em uma conferência, as participações do público são mais sucintas e restritas a perguntas, que normalmente são alocadas para o final da fala do profissional. Esses questionamentos podem ser enviados antes do evento ou feitas de maneira oral após a finalização da fala do convidado.
Além disso, as conferências tendem a ser focadas em assuntos técnicos, científicos e artísticos e têm como principal objetivo informar novidades sobre um determinado tema. Por isso, é essencial que os conferencistas sejam verdadeiras autoridades no tema.
Uma das conferências mais famosas do mundo é o TED (em português, Tecnologia, Entretenimento e Design). A primeira edição, protagonizada por Richard Saul Wurman em 1984, abriu as portas para uma revolução no ambiente corporativo.
O modelo – composto por palestras curtas e objetivas – tornou-se um conceito, literalmente, e acontece anualmente desde então. Em 2009, foi apresentado o modelo de apresentações TEDx, um exemplo que é seguido como referência internacional até os dias de hoje.
Palestras e conferências são separadas por uma linha tênue e podemos perceber, em diferentes momentos, a influência das conferências dentro das mais variadas palestras. Como exemplo, podemos citar o padrão TEDx, que precisa estar na mente de qualquer palestrante de sucesso.
Nas palestras, o público também comparece com o intuito de ter mais informações sobre um determinado assunto, mas o ambiente é menos formal e a duração é menor – cada apresentação varia entre uma ou duas horas.
Além disso, em palestras o foco se concentra em apenas um orador e em um tema, que pode, eventualmente, dividir espaço com um mediador. Com isso, a responsabilidade do apresentador aumenta – e ele se torna o elo entre um evento bem sucedido ou frustrado.
Como há apenas um orador, é comum que após a apresentação – que precisa ser breve – a interação com o público, por meio de perguntas e bate-papos, aconteça com maior frequência. E, mesmo que haja um período selecionado para essas conversas, a plateia também pode realizar perguntas durante a fala do apresentador.
Apesar das diferenças e especificidades, fazer conferência, workshop e palestra pode ser mais fácil do que você imagina.
Caso você ainda tenha dúvidas sobre conferência, workshop e palestra, não se preocupe! A Conté está aqui para te ajudar. Que tal conversarmos mais um pouco?
Esse é um recurso demorado e um pouco custoso, mas o investimento é válido. A técnica de 3D permite a criação de...
Somos uma espécie que desenvolveu as ferramentas mais sofisticadas que o mundo já conheceu: a linguagem e a escrita....
Vivemos a era do especialista. Todos os campos do conhecimento se subdividem em temas que alguém é conhecedor...
Não perca nenhuma novidade!
Assine nossa newsletter e receba materiais gratuitos e os post mais visitados em seu e-mail.