escrito por
priscila
publicado em
12 de fevereiro de 2020
O momento em que um palestrante sobe ao palco, já confiante, seguro e organizado, pode parecer, pelo menos para a audiência, o início de um evento bem elaborado. Mas, na verdade, esse é o fim de um longo processo, que envolve diversas etapas de planejamento e a criação de um roteiro para apresentação, que auxilia o comunicador a conseguir, por fim, engajar a plateia.
Mas todo esse planejamento não é simples, principalmente para quem é iniciante no mundo dos workshops, palestras e conferências. Afinal, muitas pessoas têm ideias equivocadas quando o assunto são apresentações.
Por isso, neste blogpost, vamos ajudá-lo em uma etapa essencial e anterior à apresentação de fato: criar um bom roteiro para apresentação e entender sua para incentivar a postura e a fala de um apresentador.
Pense em todas as vezes que você precisou montar uma apresentação. Provavelmente, em algum momento, o seu primeiro passo foi abrir o PowerPoint e adicionar novos slides – em branco ou com um template disponibilizado pela própria plataforma.
A seguir, o mais comum é iniciar a criação dos conteúdos, que não necessariamente seguem uma ordem lógica, mas são as informações que surgem em sua mente e que podem não incluir dados relevantes.
No fim, o resultado é uma apresentação genérica, com um número elevado de slides, que por sua vez contam com excesso ou escassez de informações.
E, embora o tempo gasto para a elaboração desse material tenha sido alto, tem grandes chances de o público não ser impactado como você esperava. Isso acontece porque os slides não servirão como o apoio que o palestrante precisa. E este problema pode prejudicar a fluidez da oratória e atrapalhar no momento de falar bem em público.
Mas então, o que fazer? A resposta é simples: organizar todos os pensamentos e as ideias antes de abrir o PowerPoint, ou seja, criar um roteiro para apresentação.
Abra o seu Word ou bloco de notas. Respire fundo e pense: o que você precisa considerar que pode ajudar na apresentação?
Conhecer o público-alvo, por exemplo, é essencial para saber como guiar os seus passos. Você se apresentará para outros executivos? Para superiores? Para o público externo? Qual é o perfil deles? Nesses momentos, uma consulta ao LinkedIn também pode servir como um suporte.
Ainda sobre o público, você também deve considerar, antes de mais nada, o assunto da sua apresentação. Sobre esse tema, já definido, o que será que eles já conhecem? O que eles querem ouvir? Como você quer que essa apresentação os atinja?
Depois que todas as pendências sobre público forem resolvidas, a próxima etapa é a sua própria apresentação. Por mais que pareça simples demais, você deve pensar no objetivo principal da sua apresentação. O que você deseja transmitir? Por quê?
Nessa mesma linha de raciocínio, continue: em poucas palavras, o que precisa ser dito? Qual é a mensagem principal? Além disso, também considere dúvidas e problemas que precisam ser desenvolvidos e resolvidos ao longo da sua apresentação.
Por fim, também é muito importante que você pondere sobre o que essa apresentação significa para você. Vai ser só um evento cotidiano? Algumas pessoas importantes estarão presentes? A ocasião pode apontar para futuras oportunidades?
Com essas considerações prévias, há menos chances de pensamentos ansiosos te atingirem na hora H. Afinal, você já as delimitou e digeriu anteriormente.
Montar um roteiro para apresentação pode não ser fácil. E entendemos perfeitamente se, mesmo após essa leitura, você ainda tem dúvidas.
Mas destacamos que você não precisa se preocupar. Empresas como a Conté estão sempre disponíveis para ajudar. Vamos conversar um pouco mais?
Esse é um recurso demorado e um pouco custoso, mas o investimento é válido. A técnica de 3D permite a criação de...
Somos uma espécie que desenvolveu as ferramentas mais sofisticadas que o mundo já conheceu: a linguagem e a escrita....
Vivemos a era do especialista. Todos os campos do conhecimento se subdividem em temas que alguém é conhecedor...
Não perca nenhuma novidade!
Assine nossa newsletter e receba materiais gratuitos e os post mais visitados em seu e-mail.